Pintura em Cerâmica
- Bianca Ferreira
- 16 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Hey! Hoje quero falar com vocês a respeito do meu mais novo hobbie e que eu estou apaixonada: Pintura em Cerâmica!
Aqui na minha cidade tem um café de pintura de cerâmica que tem sido meu lugar preferido (já perdi as contas de quantas vezes fui e todos lá já me conhecem pelo nome hahaha). Lá você pode se sentar em uma mesa, pedir seu café e lanchinhos e se entregar a uma tarde maravilhosa de pintura.
Mas como funciona a pintura em cerâmica? Primeiro você precisa de uma peça de cerâmica biscoito, que é aquela peça que já passou por uma primeira queima, mas ainda é super frágil e ainda não pode ser utilizada para consumo, sabe? Com essa peça em mãos, nós podemos partir para o processo de pintura da cerâmica, da forma e com as cores que quisermos. Mas um detalhe, as cores da tinta após a queima podem ser bem diferentes que antes dela, então tenha cuidado!
E aqui é o momento onde você pode usar de toda sua criatividade com as cores, texturas e imagens que irá pintar. E não se preocupe se você não é muito bom com desenhos e pinturas, caso precise você sempre pode usar um estêncil.
Após a pintura, a peça precisa passar por um novo processo de queima em altíssimas temperaturas. Como a cerâmica precisa passar por esses períodos que queima, não é um hobbie que possa ser feito em casa (a menos que você tenha um forno de cerâmica na sua, o que não é meu caso!), mas você sempre pode fazê-lo em um café, como eu, ou em um ateliê de cerâmica.
Eu deixo a peça na cafeteria para que ela possa passar por este processo de queima e preciso aguardar até quinze dias para buscá-la, e é aqui que preciso exercer toda minha paciência e acalmar minha curiosidade de ver a peça pronta.
Mas vale super a pena aguardar para ver o resultado! Se você assim como eu curte experimentar coisas novas, te convido a experimentar essa atividade.
Comentários