top of page

Lições de um Intercâmbio: O que Aprendi durante Meu Primeiro Intercâmbio

  • Foto do escritor: Bianca Ferreira
    Bianca Ferreira
  • 5 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de mai.

Quem nunca desejou fazer um Intercâmbio, não é mesmo? Viver a experiência de conhecer um lugar novo, com uma cultura diferente, tendo contato com nativos daquele país e ainda poder viver a rotina de um morador enquanto aprende o idioma. É um sonho maravilhoso, mas que infelizmente acaba sendo muito difícil de tirá-lo do mundo da imaginação e colocá-lo em prática.

Sonho em fazer um intercâmbio e poder viver essa experiência desde minha adolescência, mas sempre pareceu um sonho distante demais e confesso que parte de mim tinha muito medo de viver isso sozinha, tendo de enfrentar todos os desafios de se fazer uma viagem sozinha e ainda ter de me comunicar em um idioma que não domino.

Fazer um intercâmbio é muito mais do que viajar para um lugar legal, experimentar comidas diferentes e criar novas amizades.

Fazer um intercâmbio é enfrentar seus medos, ser desafiado diante do desconhecido, explorar os seus limites e principalmente redescobrir a si mesma!

Não pude fazer um intercâmbio em minha adolescência, mas o Senhor em toda sua onisciência me permitiu viver essa experiência no tempo certo. E como foi maravilhoso! Foi um tempo onde fui apresentada a mim mesma.

Em outubro de 2024 surgiu a oportunidade de fazer um intercâmbio para o Reino Unido para estudar inglês e História da Igreja, foi extraordinário poder aprender mais sobre o idioma e ainda visitar lugares históricos onde aconteceram eventos tão importantes para a História do Cristianismo.

Durante o intercâmbio fiz vários passeios, conheci várias cidades e lugares históricos, mas o que mais me marcou foram as pequenas coisas do dia a dia: as conversas, as amizades criadas, os desafios com a língua, com a cultura diferente, a adaptação com a comida...

Aprendi durante este intercâmbio duas importantes lições. A primeira, é que não importam os desafios, sempre há uma solução, uma saída. Ao longo do intercambio enfrentei vários desafios e tive que me adaptar em muitos momentos, mas sempre tinha uma resolução, não importasse qual fosse a situação. E esses pequenos desafios de adaptação com a comida, conseguir comunicar de forma mais efetiva, mudança no planejamento... Tudo isso me ensinou a ser mais independente e corajosa, existem certas coisas que só seremos capazes de viver se estivermos dispostos a arriscar. E se não der certo de primeira ou não sair conforme o planejado, tudo bem, foi mais uma experiência vivida e lições aprendidas.

E a segunda é que independente de onde estivermos, basta sermos nós mesmos. Não precisamos forçar para nos encaixarmos em lugares. A beleza de irmos para um lugar diferente e estarmos cercados por pessoas que não nos conhecem é que nos libertamos das amarras de suprir com expectativas dos outros e podemos ser nós mesmos. E não há nada mais libertador! Neste lugar conseguimos verdadeiramente nos olharmos no espelho e nos encararmos sem todas as opiniões e vozes externas, e assim nos deparamos com quem somos de verdade.




Yorumlar


A vida é feita de pequenos instantes e cada um deles merece ser sentido com cuidado.

Sobre mim

IMG_4302_jpg_edited.jpg

Meu nome é Bia e escrevo para entender melhor o mundo e a mim mesma. No Pinceladas da Vida, dou forma aos silêncios e coloco luz nos detalhes que costumam passar despercebidos. Espero que, ao me ler, você também se escute.

bottom of page